terça-feira, 1 de maio de 2012

Treinar Um Músculo Por Dia é Bom? Prós e Contras




    Treinar um músculo por dia é uma opção dentre tantos outros treinamentos de musculação. Como em qualquer outro tipo de treino, existem seus prós e contras, porém se for bem executado, certamente é um treino que trará bons resultados.

O SEGREDO PARA TER RESULTADOS TREINANDO UM MÚSCULO POR DIA

    A chave para ter bons resultados treinando um músculo por dia é garantir que o seu treino fornecerá tanto estímulo ao músculo que ele não precisará ser trabalhado nos próximos sete dias. Em outras palavras, você precisa treinar pesado!

    Antes de iniciar qualquer treinamento da semana, você precisa ter em mente que só treinará novamente o músculo daqui a 7 dias. Se o seu treino não for bom, é muito fácil para o seu corpo perder qualquer progresso feito durante o treinamento.

    Sendo assim, se você decidir treinar um músculo por dia é importante saber que o volume do seu treino (exercícios, séries e repetições) seja alto o suficiente para garantir que você tenha progresso em cada treinamento. Se o seu treino não for bem feito, certamente os resultados não serão satisfatórios. 

    Escolher treinar um músculo por dia por falta de tempo talvez não seja uma boa ideia, pois assim o volume do seu treino provavelmente seria baixo. Se você precisa reduzir o seu tempo de treino, escolha um método de treino como o super set, por exemplo.


  • PRÓS EM TREINAR UM MÚSCULO POR DIA

 




     Os principais prós em treinar um músculo por dia são a intensidade alta que você pode gerar sobre cada músculo e a possibilidade de lapidá-los melhor.

     Por exemplo: muitas pessoas que reclamam que não conseguem ganhar bíceps o treinam em segundo lugar. Normalmente o treino de bíceps sucede o treino de peito ou o de costas. Esse é um grande erro. Se o seu objetivo é ganhar bíceps o ideal é treiná-lo em primeiro lugar, pois você terá energia o suficiente executar os exercícios com o máximo de força.

     Treinando um músculo por dia você poderá focar-se em seus pontos fracos e corrigir eventuais problemas de simetria no seu corpo.

     Você terá um treino inteiro para trabalhar cada músculo, e como precisa que ele seja volumoso, poderá incluir mais exercícios em sua rotina, trabalhando os músculos por completo.

     Enquanto antes você fazia apenas 4 exercícios para peito, agora poderá fazer 6 ou 7, trabalhando outras regiões que você não costumava se focar.


  • CONTRAS EM TREINAR UM MÚSCULO POR DIA


     Quando você decidir que treinar um músculo por dia é o ideal para você, ao mesmo tempo terá que assumir um compromisso: não faltar na academia.
Faltando na academia você aumentará o tempo de descanso (que já é grande) dos músculos, e isso pode minar o seu progresso.

    Outro ponto negativo é que você terá menos dias de descanso na semana. Pode parecer que não, mas todo treinamento de musculação bem feito causa um grande estresse no corpo inteiro. Por isso o ideal para pessoas que não vivem disso é descansar umas duas vezes por semana.

    Existem profissionais que defendem a tese que treinar um músculo por dia é tipo de treino MENOS efetivo que poderíamos adotar. Segundo eles, treinando dessa forma é o mesmo que desperdiçar tempo, pois nós teríamos apenas 54 potenciais chances de desenvolver o músculo no ano, enquanto nos moldes tradicionais de treino seriam 108. Por outro lado, conheço pessoas que tem ótimos resultados treinando dessa forma.

    Eu acredito que se você realmente estiver disposto a elaborar um treino volumoso, com um número maior de exercícios, séries e repetições; e pesado, dando o máximo de si e fornecendo o estímulo que o corpo precisa para crescer, treinar uma vez por dia pode trazer bons resultados para você.

6 comentários:

  1. E quem é ectomorfo e treina 1 musculo por dia , o treino tem que ser volumoso também ?

    ResponderExcluir
  2. Eu treino um musculo por dia e tive OTIMOS resultados, as vezes, a dor pos treino continua ate 3 dias apos treinalo, foi melhor treinamento que ja fiz ate o momento!

    ResponderExcluir
  3. Yuri Silva
    sem essa de ser ectomorfo ou endomorfo etc!
    logo que entrei na academia me prendi muito a isso, como sou ectmorfo sempre fiquei com receio de treinar pesado, com alta intensidade! sou ectomorfo e treino como qualquer outro cara grande, treino pesado com alta intensidade, e tenho tidos otimos resultados! 30kilos em 1 ano e meio.. claro que com meu bf subiu, mas isso nao é problema"!

    ResponderExcluir
  4. treino um musculo por dia tbm, e tenho treinado pra todo grupo muscular 3series de 8, fazendo 4 exercicios pra grupo muscular grande, e 3 exercicios pra grupos pequenos, biceps/triceps no caso...
    pra esse tipo de treino seria melhr aumentar o numero de exercicios? aumentar o numero de repeticoes? queria saber direito, porq entrei nessa sem saber direito oq mudar .. valew!

    ResponderExcluir
  5. vou começar a treinar 1 músculo por dia, só vou ter 40 minutos de tempo para treinar, 4x15 e 4 exercícios para cada músculo... Tomara que de resultado !

    ResponderExcluir
  6. Se você fazer 4x15 vai estar fazendo para queimar não para ganhar.

    ResponderExcluir